05 fevereiro 2009

CAPS realiza atividade em jogo do Ipanema A.C.


Ontem a tarde (04/02), fui assitir ao jogo de futebol entre Ipanema A.C. e Corinthians-AL no Estádio Arnon de Melo e não pude deixar de notar a presença de um grupo de torcedores especiais, eram alguns pacientes com deficiencia mental que são assistidos pelo CAPS (centro de apoio psicossocial), de Santana do Ipanema-AL.

Todos pacientes estavam muito bem assistidos por integrantes do órgão, que estavam mais atentos aos pacientes que ao próprio jogo.

Atualmente a rede globo de televisão aborda em uma de suas novelas (caminho das índias), o dia-a-dia de um paciente com distúrbios mentais, mostrando um pouco da realidade e as dificuldades sofridas por familiares, psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e demais envolvidos no processo de tratamento.

Para saber mais:
O que é eficiencia mental
Vencendo Barreiras
Wikipedia
Ficha Completa do Caps Irmã Leontia

Parabéns a todos do CAPS de Santana pela inciativa desta atividade, que é muito significativa para os pacientes e nós da sociedade ”normal”.

Se alguém do Caps puder explicar melhor a atividade utilize os comentários, pode citar nomes dos envolvidos e detalhes do programa vespertino.

Por Elvis Agra.

Um comentário:

  1. Dentre os objetivos das atividades terapêuticas promovidas pelo CAPS Irmã Leontia está a promoção da inclusão social dos usuários, na comunidade, através de ações setoriais e intersetoriais, se utilizando dos equipamentos comunitários existentes no território para promoção da cidadania do usuário. Na atividade extra CAPS promovida ao Estádio Arnon de Melo para assistir ao jogo de futebol entre Ipanema A.C. e Corinthians-AL os usuários estavam presentes como cidadãos e com torcedores, pois todos nos temos o direito de conquistar nossos desejos e de realizarmo-nos como pessoa. O passeio terapêutico ocorreu sob a supervisão De Aline Arcelino (terapeuta ocupacional) e da Patrícia Tenório (fonoaudióloga).
    Em nome da equipe do CAPS Irmã Leontia agradeço o incentivo prestado pelo P4 Conect e aproveito para convidar a comunidade a ser parceira em nossas atividades desenvolvidas de inclusão social.
    Aline Arcelino

    ResponderExcluir